sábado, 12 de maio de 2012

Ankou

Olá galera da Midnight Society, peço desculpas por sumir e não postar durante algum tempo...É que eu estava caçando (Brincadeira, parei com isso a muito tempo).
Mas deixando isso de lado tenho algo bem interessante para vocês, acho que alguns mais loucos vão querer procurá-lo e outros mais céticos deixaram ele permanecer como uma lenda.





Apresento a vocês amigos, ANKOU.

Fato rasgado, chapéu de aba larga, aparência de esqueleto portando uma grande foice nas mãos, que povoa as lendas da Baixa Bretanha, França. Em noites com nevoeiro espesso, pode-se ver o Ankou a vaguear pelas ruas e estradas recolhendo as almas dos mortos em sua carroça, para transportar para o outro mundo. Em muitas igrejas antigas da Europa podemos encontrar a figura do Ankou um pouco menos assustadoras ostentando legendas como esta: "A morte, o julgamento, o inferno frio, Quando o homem em tal pensa, deve temer".





Ankou, a personificação da morte uma entidade viva e consciente é um conceito que existiu em quase todas as sociedades. O Ankou é o coletor de almas do mundo dos contos de fadas celtas, e é representado como uma pessoa sombria e envolta num manto puxando uma carroça negra ou guiando uma carruagem puxada por cavalos negros, sendo sua chegada em geral anunciada por uma rajada de vento gelado. O veiculo é movido por dois cavalos, um velho, magro e doente, o outro jovem e forte, ou por quatro cavalos negros de idade não especificada.
Vamos ver algumas lendas, em algumas delas ninguém podia ver o rosto do Ankou e viver para contar.







Existem muitos contos envolvendo Ankou. De acordo com algumas ele era o primeiro filho de Adão e Eva, em outras o Ankou é o primeiro morto do ano (embora ele sempre é retratado como adulto, e do sexo masculino), responsável pela cobrança dos outros antes de ele poder ir para o pós-vida.














Lenda 1: O folclore de como Ankou adquiriu essa terrível ocupação relembra que ele já foi um príncipe que adorava caçar e participar de jogos de fortuna. Numa de suas caçadas, ele se encontra com a Morte cavalgando um cavalo negro e ela o desafia para uma competição de caça na qual o vencedor poderia determinar o destino do perdedor. Como a Morte inevitavelmente venceu, ela o sentenciou a caçar as almas dos homens por toda eternidade.

Lenda 2: Um disse que três amigos haviam bebido e estavam voltando para casa a noite, quando depararam com velho raquítico em uma carroça. Dois dos homens começaram a gritar Ankou e, em seguida a atirar pedras, quando quebrou o eixo sobre seu carro e os dois garotos fugiram.
O terceiro amigo sentiu mal, e assim por querer ajudar Ankou, primeiro a ser encontrado um ramo para substituir o eixo quebrado e, em seguida, deu Ankou “cheteira-atacadores” para atá-lo ao carro. Na manhã seguinte, os dois amigos que estavam atirando pedras foram mortos, enquanto que o terceiro que ficou para ajudar, ficou com o cabelo branco. Ele nunca iria falar como tudo aconteceu.

OBS: O Ankou pode ser visto em beiras de estradas e ruas, recolhendo as almas dos mortos. ( tenha medo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário